top of page

Diário Blog

Outubro Rosa

  O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro

  O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

  O lançamento do Outubro Rosa ocorrerá no dia 1º de outubro, às 19h30, na Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – (SP), onde será lançada uma importante pesquisa, encomendada pela entidade, que revela os avanços e dificuldades encontrados no cumprimento da Lei dos 60 dias em todo o País (que dá ao paciente de câncer o direito de ser tratado em até 60 dias após o diagnóstico da doença)

   Não se esqueça de fazer a primeira mamografia entre os 35 e 40 anos, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros.

 

AÇÕES DE PARCEIROS:


-Azul Linhas Aéreas fará um vídeo sobre autocuidado para a saúde da mama, que será veiculado nos aviões da companhia durante o mês de outubro;

 

- A Condor vai trabalhar com embalagens temáticas sobre o Outubro Rosa para vassouras, kits com escovas de cabelos e kits com escovas de dentes durante o período e doará parte do valor arrecadado com a comercialização desses itens para a Femama;

 

- Instituto Avon, como parte da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que acontece no Brasil há mais de 10 anos, confeccionará materiais educativos - folders e leques - com informações para conscientização da doença. Esses materiais serão enviados a algumas instituições associadas à Femama para fortalecer as ações locais;
 

-Tintas Coral, por meio do projeto socioambiental “Tudo de cor para você”, se uniu ao movimento Outubro Rosa e produzirá uma intervenção artística em uma das principais esquinas de São Paulo. Por meio desta arte, o “Tudo de cor para você – Outubro Rosa” e a Femama têm como objetivo deixar uma mensagem de valorização à vida e transmitir esperança a todos que passarem pelo local. Além disso, entre outubro de 2014 e outubro de 2015, dez ONGs associadas à Femama terão suas fachadas renovadas pelo projeto;
 

 -Vanish doará parte do valor arrecadado com a venda de seus produtos para a Femama.

Novembro Azul

  Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

 

  O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia). O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.

 

Por isso, a SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas está a criação de Centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS. Hoje, Centros de Referência da Mulher recebem as pacientes encaminhadas pelo programa de saúde da família, o que agiliza seu atendimento. Já o homem, se tiver suspeita de alguma doença, é encaminhado aos ambulatórios de especialidades e aguardará, talvez, meses para ter uma primeira consulta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Esse depoimento foi realizado no dia 28/08/14 com a querida Lilia Nogueira, de 54 anos. Que atualmente enfrenta um câncer de fígado.

 

Pergunta: Quando e como foi a descoberta?

L: A descoberta foi com uma ferida no bico do seio em 2002, ai eu preocurei um médico fiz um exame e deu que era pontos de calcificação que seria o câncer.

Pergunta: Como você lida com a doença?

L: Na verdade, tem quer tomar o remédio, não dá pra se desesperar porque a palavra "câncer" todo mundo associa a morte. Você tem que confiar em Deus e ir em frente.

Pergunta: Como era sua vida antes?

L: Era bem mais agitada trabalhava muito, mas depois que eu tive o problema reduziu não posso fazer esforço, não posso pegar coisas pesadas.

Pergunta: Como as pessoas ao seu redor lidam com isso?

L: Na época o Ilton (marido) ficou muito chocado, mas depois de um tempo ele começou a levar numa boa. Eu levo o tratamento muito a sério tanto que em 2002 e operei a mama; em 2005 apareceu um no pulmão, e então eu tive que operar o pulmão, no ano passado comecei a emagrecer e a passar mal ai preocurei um médico particular e ele pediu o ultrasom e apareceu que eu estava com nódulos no fígado, ai eu voltei para o tratamento no Pérola Byington e estou em tratamento até agora.

Pergunta: Qual sua motivação?

L: Minha motivação é viver... encarar numa boa. Por exemplo eu tenho uma vizinha que vai sair de alta hoje

(28-10-2014), ela teve no seio e ela quase se matou porque não aceita, tem muita gente que não aceita. E ela não soube lidar com a situação. Nós temos que saber lidar e não colocar a doença como empecilho, e nem ouvir as pessoas. Tem gente que fala coisas que não deve se falar, é tudo uma fase. E aos poucos supero isso.

Frase de Motivação:

" Acreditar sempre em Deus, ele é o médico dos médicos"


 

bottom of page